terça-feira, 26 de junho de 2012

Vendedor precisa ser ambicioso, ter disposição e ser desinibido





Três fatores são fundamentais para quem pretende atuar como representante de vendas:

  1. Ambição:

  1. Ter disposição:

  1. Ser desinibido

Evidentemente, há também outros fatores, mas gostaria de abordar estes três no artigo:

Ambição: Quando se fala em ambição, não está se conotando no sentido pejorativo ou negativo da palavra, mas sim como estimulo, ou seja, o vendedor deve ser alguém ambicioso. Ser alguém que tenha sonhos de consumo, bem como, alguém que não se contente com seus rendimentos, buscando ganhar sempre mais.

Certa vez, lendo um livro de vendas algo que me chamou bastante atenção foi quando o autor deixa claro que o vendedor precisa ter sonhos ousados. Não pode acomodar-se com seus rendimentos. Através de seus sonhos delineia metas e procura cumpri-las no máximo possíveis. Certamente, sonhos ousados, metas bem traçadas e cumpridas, ainda que não seja realizada na integra, chegará muito próximo deles.

Às vezes, deparo com vendedores acomodados. Vendedores que estão satisfeitos com seus rendimentos, ainda que percebemos que seus salários são relativamente baixos dentro da perspectivas de ganhos maiores que se poderiam alcançar. Quando são questionados, eles logo se defendem usamos de mil argumentos para justificar suas acomodações. Ou seja, vendedores que perderam a ambição e isto em muitos casos acaba levando-os diminuírem significativamente seus rendimentos. A ambição para o vendedor serve como válvula motivadora para cada vez mais investirem na profissão.

Ter disposição: Este é um outro fator fundamental para o vendedor. Dinheiro não cai do céu e nem dá em arvores, portanto, se a pessoa deseja atuar em vendas precisa regaçar as mangas e sair a luta, ou seja, precisa ser disposto. Nada vale ser alguém ambicioso, mas se não tem coragem para trabalhar; se não tem disposição para se organizar, disposição para programar suas visitas. Sai-se tarde para o campo de trabalho e volta cedo, sem ter cumprido seu roteiro de visitas.

Muitos vendedores, infelizmente, não possuem disposição para vendas. São aqueles que estão sempre encontram mil desculpas para não trabalhar. Por preguiça, não visitam todos os clientes, parecem que são magos ou possuidores de bolas de cristais, poias já antevêem que o cliente não vai comprar ou que o cliente não estará no departamento.

Portanto, o profissional que deseja atuar na área de vendas deve associar-se ambição com a disposição. Como colocado acima, para atingir objetivos é fundamental cumprir metas e elas somente podem ser cumpridas quando há disposição.

Ser desinibido: Esta palavra também é essencial para atuar na profissão de vendas. O vendedor deve ser uma pessoa alegre, desinibida, extrovertida. Ser alguém que a sua presença provoque uma energia positiva no ambiente. Sua alegria tramita segurança e confiança ao comprador.

A inibição transmite uma energia negativa ao comprador; tramite insegurança; transmite medo, falta de confiança e varias outras situações que desqualifica o vendedor.  O vendedor não deve ser uma pessoa prepotente, arrogante por ser desinibido, afinal, ser desinibido, combina perfeitamente com humildade; uma qualidade que atrai respeito e empatia com o comprador.

O vendedor precisa ser desinibido para avançar em suas abordagem. Para ter uma persuasão convincente com o comprador. Para não ter medo do comprador. Parece incomum, mas é verdade, há muitos vendedores que ao estarem diante do comprador sentem medo e isto os leva a não conseguirem fazerem uma abordagem convincente. O medo, nos limita; o medo nos tira a liberdade, por isto, é fundamental para o profissional que deseja atuar em vendas faça uma alta analise e procure cada vez mais vencer a timidez que é um fator chave para o fracasso nesta profissão.

  Enfim, o vendedor ambicioso, que possui disposição e seja desinibo tem toda probabilidade de destacar -se na área de vendas, sendo um vencedor.


Ataíde Lemos
Escritor e poeta


Facebook Profissão vendedor
http://www.facebook.com/groups/300469943380586/

Nenhum comentário:

Postar um comentário