quinta-feira, 28 de março de 2013

Quem é o cliente?



Quem é o cliente?

Primeiramente, o cliente não é apenas um comprador, mas é um parceiro responsável pelo sucesso e pelo fracasso de uma empresa, tudo depende de como ele é visto, respeitado e considerado como parceiro pela empresa fornecedora.

É comum quando se inicia uma empresa, a mesma ter um grande respeito e zelo pela sua clientela, as considerando como grande parceira. Tendo uma relação bastante estreita com ela. A empresa, neste inicio, demonstra realmente ter o conhecimento que esta parceria será o fator de seu crescimento.  No entanto, na medida que muitas delas vão expandindo suas áreas de atuações e a carteira de clientes, adquirindo clientes de grandes potenciais de compras acabam tirando o foco da necessidade de preservar os clientes e manter o mesmo respeito de outrora. Enfim, após as empresas conquistarem altos faturamentos, muitas delas passam a tratar o cliente como um número, ou seja, elas apenas olham para si e esquecem de quem foi e é responsável pelo seu crescimento.

Esta visão ‘EMPREENDEDORA’ das empresas é o que tem levado muitas delas perder espaço no mercado e isto ocorre de maneira lenta até o momento em que elas sentem esta perda nas quedas em seus faturamentos e na baixas vendas nas regiões que atuam. Quantas empresas, já deixaram o mercado, já abandonaram setores que no passado eram regiões onde tinham grandes faturamentos?

Não basta uma empresa oferecer qualidade, preços, atrativos, marketing, até mesmo uma excelente logística,  mas se esta, não valoriza seus clientes, tratando-os apenas como um número ou como um cliente descartável, por possuírem grandes carteiras e altos faturamentos. São nestas falhas que entram os concorrentes. Uma vez, o cliente descontente com uma empresa fornecedora ele o abandona como parceira. Uma empresa que deixa de comprar pode parecer insignificante, mas quando uma soma se a duas, três, quatro... ai certamente, a empresa vai sentir a falta deste cliente na frente.

Portanto, a boa relação empresa e cliente são fundamentais para o sucesso de uma parceria duradoura e rendosa para ambos. Esta boa parceria dever ser construída no em seu todo. Ou seja, na empresa fornecedora oferecer condições mercadológicas aos seus clientes, como também numa relação de confiança, de credibilidade, de respeito, enfim, um relacionamento social e interpessoal. Ou seja, um relacionamento onde a empresa tenha a certeza de que quem lhes proporciona sua vida saudável e o crescimento em seu segmento é a qualidade da parceria empresa/cliente.

Atuo numa empresa como representante há mais de 20 anos e desde a sua fundação até os dias atuais, nossos clientes são os mesmos, sendo uma parceria duradoura e que não modificou o respeito  e o tratamento dado pela empresa aos seus clientes independente o seu crescimento no mercado. Isto é, uma empresa que conhece cada cliente de maneira particular. Embora, ela tenha iniciado pequena e hoje possui uma carteira de clientela nos 4 Estados do sudeste, não perdeu a essência que é o respeito e a valorização do cliente. No entanto, conheço, muitas outras que para elas os clientes são apenas um número e que não possuem o mínimo de respeito por eles, porém, muitas iniciaram pequenas, cresceram e hoje estão perdendo espaços no mercado e algumas até já baixaram suas portas pela perda significava de suas clientelas.

Ataíde Lemos
Escritor e Poeta 

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