quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Uma triste constatação de uma empresária




Uma triste constatação de uma empresária

           Uma empresária de um mine mercado, visando aumentar as vendas, resolveu fazer um curso empresarial para que pudesse obter mais conhecimentos de como oferecer melhor qualidade de atendimentos aos seus clientes.

Entre muitos conhecimentos obtidos no curso, um dele, foi pedido aos empresários que por meio de uma pesquisa obtivesse de seus próprios clientes as respostas. Ou seja, por meio de um questionário anônimo, depositados numa urna os clientes expusessem suas opiniões e observações.

Pois bem, a grande e triste surpresa que a empresária teve, foi descobrir que entre tantas observações colocadas nos questionários pelos seus clientes, ela era o fator principal de mudança para que sua empresa tivesse uma melhor qualidade no atendimento.

Esta observação é muito interessante e importante, devendo provocar naqueles que atuam na área comercial, empresários, vendedores e até mesmo em vários setores do mercado, sobre a resposta obtida por esta empresária. Muitas vezes, empresários procuram oferecerem aos seus clientes uma melhor qualidade de atendimento, como limpeza, organização, preços, agilidade no atendimento, etc. porém esquecem do fator principal que o seu tratamento pessoal aos seus clientes.

Ao analisarmos o exemplo desta empresária, observamos que a atitude dela não é algo isolado, pois infelizmente, este fato é comum, porque muitas vezes, não temos a verdadeira consciência de como somos em relação interpessoal com nossos semelhantes. No caso desta empresária, se ela tivesse a consciência que era uma pessoa antipática, não estaria buscando um curso para melhoria para suas vendas e muito menos, faria esta pesquisa com seus clientes.

Enfim, o primeiro passo para o empresário que deseja melhorar sua qualidade no atendimento é fazer uma analise de como é seu relacionamento com os clientes. É examinar sua imagem, pois a imagem também vende e nossa postura é um fator importante para se vender. Ela é faz parte do marketing de vendas.

Ataíde Lemos
            Escritor&poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário