Qualidade
e preço
Há empresas, que procuram vender preço,
comercializando produtos de baixa qualidade, acreditando que assim conseguem
entrar com mais facilidade no mercado, pois cada vez, ele (mercado) tem se tornado mais competitivo e estas empresas acreditam
que o preço ainda é o fator essencial para conseguir entrar nele. Já outras,
apostam na qualidade, pois, da mesma forma que o mercado tem se tornado
competitivo e concorrente, os consumidores estão mais exigentes, ou seja, ao
mesmo tempo em que exigem preços menores também exigem qualidade do produto.
Pois bem, preço e qualidade são dois fatores
fundamentais para o mercado, porém, é difícil agregar-se preço a qualidade, já
que qualidade exige custo em tecnologia, em investimentos de equipamentos modernos,
treinamentos de pessoal, etc. Custo estes, que oneram o preço final do produto.
Porém, as empresas que optam pela qualidade precisam adequar e reavaliar suas
planilhas de custos para que consigam inserir-se no mercado.
É importante ressaltar que no caso da opção pela
qualidade é exigido da empresa também todo um custo de marketing, haja vista
que qualidade sem marketing é inócuo, pois, para que um produto chegue as mãos
do consumidor precisa vencer varias etapas deste a sua fabricação, estratégias
de vendas até o consumidor final, portanto, necessita haver por trás todo um
trabalho estratégico de vendas indiretas e diretas e para isto, são
fundamentais estratégias e criatividades. É importante também se dizer que, em
muitos casos, a inserção de um produto no mercado se dá pelo consumidor final
quando o trabalho de marketing consegue atingi-lo, pois, muitas vezes, a quebra
de resistência para adquirir um produto por parte do comprador se dá pela
exigência do consumidor.
Voltando a questão do preço e da qualidade, algo que
precisa destacar é que: todo aquele que vende preço, não tem garantias de
mercado, isto é, vende até que não surja um outro concorrente mais barato, portanto, isto o faz que suas atenções estejam
sempre voltadas para trás, deixando de evoluir e acompanhar as tecnologias de
aprimoramentos, pois tudo que significa melhoria na qualidade, torna-se
custo. No entanto, aquela empresa que
vende qualidade, tem a garantia de mercado como tem garantia também do
investimento em publicidade, investimento em marketing, pois tem confiança em
seu produto. Empresas que buscam a qualidade, cada vez mais, estão preocupadas
satisfazerem as exigências dos consumidores e por, conseguinte, crescem
paulatinamente.
Finalizando, como foi colocado acima, a inserção de um
produto e sua solidificação no mercado exige qualidade na produção e o custo de
comercialização (marketing). Porém
grande parte das empresas para manterem qualidade e terem em algumas de
suas marcas preços mais competitivos, opta em fabricarem produtos similares, no
entanto, em algumas marcas investem tanto na qualidade como no marketing e
noutras, investem apenas na qualidade, mas como diferencial para reduzirem
custos, abre mão do marketing, tendo como referencial de qualidade e marketing
o nome da empresa.
Ataíde Lemos
Escritor e poeta
Facebook ( Profissão Vendedor)
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PARABÉNS !! MARAVILHOSO !!! DEUS TE ABENÇOE . BJSSS
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