sábado, 9 de junho de 2012

Qualidade e preço



Qualidade e preço

Há empresas, que procuram vender preço, comercializando produtos de baixa qualidade, acreditando que assim conseguem entrar com mais facilidade no mercado, pois cada vez,  ele (mercado) tem se tornado mais competitivo e estas empresas acreditam que o preço ainda é o fator essencial para conseguir entrar nele. Já outras, apostam na qualidade, pois, da mesma forma que o mercado tem se tornado competitivo e concorrente, os consumidores estão mais exigentes, ou seja, ao mesmo tempo em que exigem preços menores também exigem qualidade do produto.

Pois bem, preço e qualidade são dois fatores fundamentais para o mercado, porém, é difícil agregar-se preço a qualidade, já que qualidade exige custo em tecnologia, em investimentos de equipamentos modernos, treinamentos de pessoal, etc. Custo estes, que oneram o preço final do produto. Porém, as empresas que optam pela qualidade precisam adequar e reavaliar suas planilhas de custos para que consigam inserir-se no mercado.

É importante ressaltar que no caso da opção pela qualidade é exigido da empresa também todo um custo de marketing, haja vista que qualidade sem marketing é inócuo, pois, para que um produto chegue as mãos do consumidor precisa vencer varias etapas deste a sua fabricação, estratégias de vendas até o consumidor final, portanto, necessita haver por trás todo um trabalho estratégico de vendas indiretas e diretas e para isto, são fundamentais estratégias e criatividades. É importante também se dizer que, em muitos casos, a inserção de um produto no mercado se dá pelo consumidor final quando o trabalho de marketing consegue atingi-lo, pois, muitas vezes, a quebra de resistência para adquirir um produto por parte do comprador se dá pela exigência do consumidor.

Voltando a questão do preço e da qualidade, algo que precisa destacar é que: todo aquele que vende preço, não tem garantias de mercado, isto é, vende até que não surja um outro concorrente mais barato,  portanto, isto o faz que suas atenções estejam sempre voltadas para trás, deixando de evoluir e acompanhar as tecnologias de aprimoramentos, pois tudo que significa melhoria na qualidade, torna-se custo.  No entanto, aquela empresa que vende qualidade, tem a garantia de mercado como tem garantia também do investimento em publicidade, investimento em marketing, pois tem confiança em seu produto. Empresas que buscam a qualidade, cada vez mais, estão preocupadas satisfazerem as exigências dos consumidores e por, conseguinte, crescem paulatinamente.

Finalizando, como foi colocado acima, a inserção de um produto e sua solidificação no mercado exige qualidade na produção e o custo de comercialização (marketing). Porém  grande parte das empresas para manterem qualidade e terem em algumas de suas marcas preços mais competitivos, opta em fabricarem produtos similares, no entanto, em algumas marcas investem tanto na qualidade como no marketing e noutras, investem apenas na qualidade, mas como diferencial para reduzirem custos, abre mão do marketing, tendo como referencial de qualidade e marketing o nome da empresa.


Ataíde Lemos 
Escritor e poeta

Facebook ( Profissão Vendedor)
http://www.facebook.com/groups/300469943380586/