sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ambição, positividade, confiança atributos de um vendedor



Ambição, positividade, confiança atributos de um vendedor
 
     Na profissão de vendas uma característica essencial é a ambição, isto é, aquele que deseja atuar como vendedor precisa ser uma pessoa ambiciosa. Sem esta qualidade é melhor nem pegar uma pasta para vender.
 

     Tem de ser alguém que tenha sonhos de consumo e que sempre busque superar seus rendimentos. Alguém que desenvolva metas ousadas e através de um bom planejamento, estratégias e criatividade cumpre suas metas.
 

    Conheço inúmeros vendedores que ao aproximar deles e trocar algumas conversas, precisamos sair de perto, pois senão sua negatividade acaba nos envolvendo. Vendedores que somente reclamam dos clientes, dos colegas e das empresas as quais representam. Vendedores que estão satisfeitos com seus salários e que não possuem metas ou maiores sonhos de consumo. Porém, conheço vendedores que somente em estarmos juntos deles sentimos uma carga positiva que nos contagia. Vendedores que vivem sorrindo, que possuem um alto-astral e que mantém ativa o desejo de buscarem cada vez mais se superarem e, por conseguinte, obtém melhores resultados. Muitos destes vendedores, são profissionais bem sucedidos economicamente e representam boas empresas. Alguns podem questionar: “são felizes porque ganham bem e trabalham com grandes empresas”. Como resposta faço o seguinte comentário: todas estas conquistas (ótimos salários e boas empresas) são resultados de seus esforços, de suas ambições, pois, na atividade de vendas não existem padrinhos, mas sim competência, eficiência. O vendedor é responsável pela sua prosperidade ou pelo seu fracasso.
 

  O mercado é concorrente e a profissão de vendas é igualmente competitiva. Há inúmeros vendedores bem preparados e que estão no mercado não dispensando nenhuma oportunidade. Profissionais de vendas que estão em constante capacitação pelas empresas ou mesmo pelas suas próprias vontades.

 Todos gostam de possuir algo, tem sonhos de consumo, buscam oportunidade para evoluírem financeiramente, etc. Porém, ninguém gosta de gastar, sendo assim, toda compra está relacionada a gasto,. Portanto, para que alguém efetue uma compra precisa ter a certeza de que:
 
  • Primeiro: precisa do produto ou do serviço;
  • Segundo: o que está adquirindo será útil ou proporcionará lucro;
  • Terceiro: garantia e segurança da empresa a qual está efetuando a compra;
 
     Cabe ao vendedor, o papel de sanar as duvidas como também, mostrar e induzir através de argumentos e uma boa persuasão que vale a pena o comprador investir na compra. Cabe ao vendedor, uma ação de confiança entre a representada e o comprador, enfim, cabe ao vendedor, a habilidade de um bom negociador. Na maioria das vezes, o comprador não conhece a empresa e é através do representante que adquiri um produto ou serviço. Portanto, neste sentido, o vendedor precisa ser alguém que passe esta segurança e confiança ao comprador.
 

  Enfim, o vendedor é essencial, no entanto, se ele não for alguém ambicioso e ser uma pessoa positiva, alegre, mas que também transmita segurança e confiança ao comprador, certamente, esta não deve ser a sua profissão, ainda que possua algumas características para ela. 

Ataíde Lemos
Escritor e poeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário