A pratica e
o prazer pela profissão fazem o vendedor
Quando alguém possui qualidade e característica por
uma determinada profissão, a pratica acaba tornando-se uma grande escola, onde
o aprendizado é mais rápido; o interesse flui automaticamente e por fim, há uma
vontade interior em se aperfeiçoar sempre.
Era adolescente (14 anos), o meu primeiro emprego
foi numa loja de calçados e confecções. Era comercio de pequeno porte, onde
trabalhavam o patrão e mais 2 funcionários. Nunca havia trabalhado no comercio,
mas logo ao iniciar me senti muito bem em atuar com o público.
Meu empregador possuía muito conhecimento na área de
vendas e exigia dos seus funcionários (vendedores) bons atendimentos aos
clientes. Enfim, ele era um bom vendedor e por, conseguinte, um excelente
professor, pois nos ensinava, mas ao mesmo
tempo determinava resultados.
Como ainda eu era bem jovem e nunca havia trabalhado
como vendedor, sempre estava a observar como meu patrão e os outros vendedores
abordavam os clientes e procurava aprender com eles.
Normalmente, o cliente entrava na loja, aproximava da
vitrine do produto que estava interessado, ou seja, ficava olhando a vitrine de
vestuários ou calçados. Então, o primeiro passo fundamental era cumprimenta-los
com um sorriso agradável e observar o interesse do cliente, a partir de então,
convidava-o a conhecer outros modelos de vestuários ou calçados, mas sempre o
respeitando e tomando cuidado para não me tornar aquele vendedor chato.
A partir das observações do ciente respondia suas
duvidas como também, acrescentava mais informações inerentes ao produto
desejado, sempre no intuído de despertar o interesse pela compra. Muitas vezes,
uma observação, um pequeno comentário pode ser um detalhe importante para
efetuar uma venda.
Outras vezes, o cliente vinha até a loja para
efetuar pagamentos, e logo em seguida, procurava saber se o cliente não estava
precisando de algum outro produto. Aproveitava para falar e caso o cliente
interessasse, mostrava as novidades como novos calçados, vestuários, etc.
Enfim, a partir da reação do cliente fazia minha abordagem de vendas.
Algo que sempre procurei melhorar e aprimorar foi à
qualidade do atendimento, ou seja, sempre sorrindo, alegre e criando um clima
hospitaleiro e de cordialidade com o cliente, pois, sabia que agindo assim,
conquistaria o carinho, respeito e sempre que o cliente viesse à loja gostaria
de ser atendido por mim. Tinha em mente que à medida que conquistava confiança
e carinho dos clientes, certamente, estaria com meu emprego garantido como
também aumentando meu salário, já que era comissionado.
Um outro detalhe que observava muito era como os
representantes abordavam meu patrão, isto é, ficava atendo de como eles
conversavam e assim, aprendia algumas técnicas de vendas, pois meu patrão era
um excelente comprador, estava afinado com a moda, sendo assim, exigia dos
representantes muita habilidade para vender.
Enfim, foram mais de 8 anos trabalhando nesta empresa
e isto me deu uma grande base para atuar em vendas, haja vista que procurei
sempre aprender e colocar em pratica nesta profissão a qual atuo até hoje.
Ataíde Lemos
Escritor e poeta
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