sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Atributos para a profissão de vendedor



Muitos ao se verem desempregados acabam optando em pegar uma pasta, um catalogo e sair por ai se dizendo vendedor. Porém com o passar dos dias, os “nãos” costumeiros, o custo de locomoção, alimentos, etc os levam a desestimular e procurar um outro emprego de carteira assinada, ou seja, buscam uma estabilidade. Infelizmente, este tipo de situação é rotineiro vermos ocorrer rotineiramente nesta profissão. Muitas vezes as pessoas iludidas por verem certos vendedores crescerem financeiramente acreditam ser fácil a profissão de vendas.

Outro fator que levam as pessoas a ingressarem é que a profissão de vendas é uma das mais procurada e isto se torna atrativo para esta área, porém pela falta de preparo, conhecimentos das dificuldades muitos acabam sendo iludidos pelos seus sonhos.

Pois bem, para se atuar na profissão de vendas são necessários alguns requisitos fundamentais como, por exemplo, perseverança, carisma, entusiasmo, disciplina, organização, e sobretudo motivação permanente. Nesta profissão é preciso estar apto a lidar com rejeições e ter argumentos claros e convincentes. É preciso aprender a lidar com pressões, ter raciocínio rápido, ser observador a tudo sua volta. Outra qualidade fundamental é ser descontraído, mas jamais sistemático, no entanto, transmitir confiança ao comprador. Em suma, esta profissão exige varias qualidades que se chega a dizer que venda é um Dom, pois um vendedor já possui tais qualidades natas e que vão sendo aperfeiçoadas por meio de treinamentos, cursos, estudos, etc.

Ataíde Lemos
Poeta e escritor

2 comentários:

  1. E+quais+seriam+os+primeiros+passos+que+voc%C3%AA+indicaria+para+quem+quer+trabalhar+como+representante+comercial+aut%C3%B4nomo%3F+Imagino+que+a+concorr%C3%AAncia+seja+grande%2C+mas+faltam+oportunidades+para+o0\ew; mP 3f24m%Qp y#os+acima+citados+por+voc%C3%AA%2C+al%C3%A9m+de+disposi%C3%A7%C3%A3o%2Ccompromisso+e+%C3%A9tica%2C+buscando+somente+por+uma+chance.++

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Preciso fazer um trabalho sobre as 10 profissões mais requisitadas no Brasil. E de acordo com minhas pesquisas, o vendedor tem estado no topo do ranking a alguns anos. Gostaria de saber desde quando essa profissão tomou tal proporção e a quantos anos liderança o ranking. Quais são as principais caracteristicas de um bom vendedor e as habilidades exigidas.

    Desde já agradeço.

    Esthéfane Oliveira

    ResponderExcluir