Dois amigos comerciantes, donos
de supermercados, encontram-se e logo começam a conversar:
- E ai Chico!
Como andam as coisas? Faz tempo que não nos vemos! E o comercio como vai?
- Paulo tudo
bem; você e a sua família, como vão, tudo bem? Pois é amigo, faz tempo
que não nos encontramos. E continuou: quanto ao comercio vamos batalhando embora, as vendas andam devagar... a clientela hoje só quer preço.
- Verdade
Chico, as vendas caíram bem, mas depois de alguns estudos andei mudando um
pouco minha maneira de trabalhar. Hoje, tenho investido mais em atendimento do
que propriamente o preço. E continuou falando: hoje os clientes estão mais
exigentes. Estão exigindo qualidade de produtos, ambiente agradável e principalmente
bom atendimento.
- Mas! Paulo, o preço ainda é fundamental, você não pensa assim? Disse Chico.
Paulo
respondeu
- Sim Chico,
preço ainda é um item muito importante, mas pensa comigo: hoje todos
comerciantes têm condições de competitividade em termos de preço, vejamos nosso
caso: somente compramos por cotação, ainda que não tenhamos um grande comercio,
somos associados e isto nos dá poder de compra. Sendo assim amigo, todos os
comerciantes, de certa forma, acabam tendo preços competitivos, mas
atendimento, este é um diferencial, pois, cada comerciante pode além de
oferecer um bom atendimento no geral, também personalizar, ou seja, ter algo a mais no atendimento de agradar o cliente.
- Paulo sabe que não havia pensado nisto! Realmente, hoje preço já não
é um fator tão importante, não porque os clientes não procuram preços, mas
porque nós todos temos condição de sermos competitivos, mas a questão do
atendimento este é um diferencial, pois muitos clientes ao entrar num
supermercado gostam de serem bem atendidos.
- De fato Chico, todo cliente quer encontrar os produtos com
facilidade; gostam de ambientes limpos, higiênico; atendentes alegres dos
funcionários, clima de cordialidade, caixas ágeis, além claro, de preços bons.
Outra coisa que também os clientes gostam é de promoções, isto é, ao fazer suas
compras terem sempre alguns brindes para que possam concorrer. Sabe quando comecei a perceber
isto? Continuou: quando passei a me colocar no lugar do cliente e me fazer
perguntas. Em qual supermercado me sentiria bem para fazer minhas compras? Como
gostaria de ser recebido? Então, fiz uma pesquisa nos meus concorrentes. Foi a
partir destes questionamentos, dos pontos fracos dos meus concorrentes que adequei
meu comercio, e isto, tem me proporcionado condições de manter uma boa clientela,
apesar das dificuldades que nós todos conhecemos.
- É Paulo, preciso também fazer algumas mudanças em relação aos meus
clientes, sempre trabalhei mais com o preço para atraí-los, mas tenho percebido
que mesmo tendo bons preços, tenho encontrado muitas dificuldades em mantê-los.
Infelizmente, tenho pecado muito no requisito de atendimento. E continuou: foi
muito bom este nosso encontro e esta nossa conversa, pois você me ajudou a enxergar
coisas que não estava percebendo. O cliente é a parte fundamental para o
comércio, sendo assim, precisamos dar muita atenção a ele.
- Ok Chico. Bem amigo preciso ir, mas foi um grande prazer ter te
encontrado por aqui. Vamos combinar reunir a família qualquer dias destes e
aproveitamos para assar uma carne. Tenha um bom dia.
E assim os dois amigos comerciantes num abraço se
despediram.
Ataíde Lemos
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