quinta-feira, 14 de junho de 2012

O que o vendedor precisa para manter-se motivado




O que o vendedor precisa para manter-se motivado

Às vezes, motivar uma equipe de vendas ou mesmo um vendedor, é tão simples, gasta pouca energia e poucos recursos financeiros. Basta olhar para este profissional e ter uma visão positiva sobre ele. Basta mudar o foco do olhar e passar a enxerga-lo como um parceiro importante para sua empresa. Enxerga-lo como alguém que, como você, procura realizar os sonhos de consumo, independência financeira, bem estar social e econômico. Alguém que tem ambição e deseja cada vez mais, melhorar seus rendimentos. Basta enxerga-lo como um ser humano que possui qualidades que você busca e precisa para o crescimento de sua empresa.

Um vendedor é como uma galinha dos ovos de ouro, deve ser sempre cuidado com respeito. É necessário que o mantenha em constante formação. Basta não deixa-lo de motiva, incentivando com palavras de respeito, de cordialidade. Incentiva-lo através de premiações ao atingir metas, positivações, etc.,  porém, não humilha-lo quando o mesmo não é obtido. Vendas englobam vários quesitos como políticas comerciais, logísticas, economia local, regional; concorrência e tantas outras situações que agem como fatores negativos determinantes para que vendedor não consiga manter suas vendas ou cobrir as metas.

O vendedor é um profissional especial, pois ele possui qualidades que são inerentes a sua personalidade, ou seja são características pessoais. São pessoas comunicativas, observadores, criativas, estrategistas, positivas. São pessoas que possuem visão de vendas, de técnicas de vendas. Muitas vezes, o que as empresas precisam é lapida-los, incentiva-los, motiva-los, pois o perfil deste profissional está intrínseco em sua personalidade.  

Durante, meus mais de 20 anos de vendas, já presenciei inúmeros casos de bons vendedores insatisfeito com empresa, devido à falta de valorização. Já presenciei inúmeros bons vendedores que davam retornos financeiros para suas representadas, mas que acabaram sendo desmotivados e tornaram-se os maiores concorrentes das mesmas, e muitas vezes,  os fatos que levaram estas empresas perderem estes bons vendedores foram suas políticas terroristas as quais aplicavam neles. 

É preciso que empresas entendam que venda é uma profissão estressante, ou seja, ainda que muitos vendedores atinjam bons rendimentos, esta profissão não deixa provocar estresse neste profissional. As exigências do mercado, as concorrências, as necessidades de cobrir metas, positivações, fatores pessoais, enfim, há inúmeras circunstâncias que afetam emocionalmente este profissional, no entanto, apenas o respeito que sua representada lhe demonstre, é o suficiente para que o mantenha motivado. Este respeito, está na maneira como ele é tratado, isto é,  com dignidade e como parceiro importante para a empresa.

Em suma, uma empresa que procura ver sua equipe de vendas como parceiros, como profissionais e mantenha uma política de motivação para com estes, certamente, consegue: primeiro; manter um bom relacionamento com os vendedores; segundo, profissionais contentes e competentes e por, consequencia, aumento nas vendas; quarto, manutenção no quadro da equipe; quinto, o vendedor é a cara da empresa, ou seja, vendedor motivado é também empresa respeitada; sexto, ambiente bom de trabalho, enfim, poderíamos ainda citar vários outros benefícios para as empresas que valorizam seus quadros de vendedores, onde todos acabam ganhando; representada, vendedor e cliente.


Ataíde Lemos
Escritor e poeta