sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Vendedor precisa de liberdade



O vendedor é um profissional que precisa de liberdade: liberdade para trabalhar; liberdade para criar; liberdade para interagir com seus clientes. É preciso ressaltar que cada venda é uma venda e cada circunstancia é uma circunstancia. Ou seja, em cada visita há um cliente diferente que tem suas peculiaridades. Portanto, há visitas que são rápidas e outras que levam tempo. Não dá para cronometrar o tempo e o trabalho do vendedor.

Empresas preocupadas em monitorarem seus vendedores estão atirando em seus próprios pés, porque perdem muitas vendas, pois, a venda se atualizou, isto é, hoje há varias formas de efetuação de pedidos devido a varias tecnologias disponíveis.

A visita presencial é fundamental, no entanto, grande parte das vendas são realizadas, por meios eletrônicos, isto é, tanto os compradores como os vendedores estão em contatos diretos. Porém, parte das empresas fiscalizam seus vendedores com gato atrás do rato. Querem saber minuto a minuto onde seus vendedores estão se estão visitando de fato os clientes, etc., etc. Como se estes, não tivessem responsabilidades precisando ser monitorados 24 horas.

Vendas é uma profissão quem tem por característica o perfil de alguém que seja ambicioso, ou seja, aquele que realmente busca vender sempre mais, pois, sabe que sua renda e seus sonhos de consumo se resultam em vender cada vez mais. Portanto, o vendedor é alguém que tem objetivos definidos, sendo assim, não precisa ser vigiado.

Quanto mais liberdade o vendedor possui para trabalhar, e mais incentivos das empresas maior é o retorno que ele proporciona, porém, quando mais pressionado, menor é seu rendimento.Costumo dizer que o maior concorrente de uma empresa não são seus concorrentes propriamente, mas sim seus ex-vendedores pois, a falta de estimulo, a pressão psicológica o leva a se demitir e emprega-se  na concorrente e assim, este vendedor será dor de cabeça para aquela empresa que não deu a ele o devido valor nele.

Enfim, ressalto que uma empresa inteligente e que deseja manter-se no mercado, em primeiro lugar deve valorizar o quadros de vendedores estimulando-os e como iniciei o texto acreditando em seus vendedores dando a eles plana liberdade de trabalho.

Ataíde Lemos

@AtaideLemoss 

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