segunda-feira, 11 de junho de 2012

Cliente satisfeito e o vendedor feliz




Cliente satisfeito e o vendedor feliz
           
 Um vendedor de arroz ao chegar no cliente para visita, recebe como entrada o seguinte comentário:

-         Hoje não vou querer nada. Então o vendedor responde:

-         Primeiramente, bom dia, tudo bem?

O cliente diz:

-         Bom dia, mas hoje não preciso de nada.

O vendedor argumenta:

-         Mas, por que? Fiz uma conferencia no deposito e vi que o arroz está baixo no estoque, não vai dar para encontrar com a próxima compra.

O cliente pensa um pouco e responde:

-         Vai sim; as vendas estão fracas, mas! e o preço abaixou um pouco? Ao fazer a pergunta solta um sorriso meio debochado.
-          
O vendedor também sorri e diz:

-         Somente se for na pilha de arroz e no estoque, alias subiu, os preços estão em alta, houve queda na produção, por isto, em plena safra está ocorrendo aumento.
-          
O cliente fica sério e diz:

-         Mas, é só seu arroz que subiu, pois as outras marcas estão com o mesmo preço.

O vendedor da uma pausa e logo responde:

-         Tenho consultado alguns concorrentes e notei que eles já alteram, talvez os preço que você tem deve ter sido de uns 15 atrás. Inclusive, você deve fazer algumas alterações nos preços.

O cliente desconversa e logo diz:

-         Faz o seguinte;me manda 50 fardos então.

      O vendedor faz uma proposta para o cliente:

-         Por que você não faz um pedido maior? Posso conseguir um preço melhor; melhorar o prazo. Tenho certeza que você me agradecerá, pois poderá fazer uma promoção com preços mais competitivos, além do que, o arroz está em alta e você ganhará com isto. Lembre-se muitas vezes, o segredo de um bom lucro não está na venda, mas sim na compra. Comprando bem, pode fazer um preço melhor e todos lucram, você e seus clientes.

O cliente pensou, pensou e perguntou:

-         Qual a proposta que você tem?

     O vendedor disse:

-         Se você comprar 200 fardos, posso conseguir 1,5% de desconto, melhorar mais 15 dias no prazo e ainda, parcelar em 4 pagamentos. É uma proposta boa, pois, como te disse, o arroz está em alta.

      O cliente pegou a calculadora fez algumas contas, pediu mais desconto e o vendedor respondeu:

-         Esta é a ultima proposta, melhor. Você sabe que se pudesse faria com todo prazer. Mas, pensa bem, você estará fazendo um bom negocio. Dito isto, o vendedor foi logo abrindo o pedido fazendo algumas anotações e perguntando ao cliente informações para fechar o pedido. O vendedor disse ao cliente: semana que vem, já estou te entregando a mercadoria.

     O cliente assinou o pedido, tendo certeza que fez um bom negocio e o vendedor, muito contende, por ter fechado uma boa venda, depois de algumas conversas paralelas o vendedor disse ao cliente.

-         Tenha um bom dia.

     O vendedor cumprimentou despedindo  do cliente se foi.


Ataíde Lemos
Escritor e poeta

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