Cliente satisfeito
e o vendedor feliz
Um vendedor de
arroz ao chegar no cliente para visita, recebe como entrada o seguinte
comentário:
-
Hoje não vou querer nada. Então o vendedor responde:
-
Primeiramente, bom dia, tudo bem?
O cliente diz:
-
Bom dia, mas hoje não preciso de nada.
O vendedor
argumenta:
-
Mas, por que? Fiz uma conferencia no deposito e vi que o arroz
está baixo no estoque, não vai dar para encontrar com a próxima compra.
O cliente
pensa um pouco e responde:
-
Vai sim; as vendas estão fracas, mas! e o preço abaixou um pouco?
Ao fazer a pergunta solta um sorriso meio debochado.
-
O vendedor
também sorri e diz:
-
Somente se for na pilha de arroz e no estoque, alias subiu, os
preços estão em alta, houve queda na produção, por isto, em plena safra está
ocorrendo aumento.
-
O cliente fica
sério e diz:
-
Mas, é só seu arroz que subiu, pois as outras marcas estão com
o mesmo preço.
O vendedor da
uma pausa e logo responde:
-
Tenho consultado alguns concorrentes e notei que eles já
alteram, talvez os preço que você tem deve ter sido de uns 15 atrás. Inclusive,
você deve fazer algumas alterações nos preços.
O cliente
desconversa e logo diz:
-
Faz o seguinte;me manda 50 fardos então.
O vendedor faz uma proposta para
o cliente:
-
Por que você não faz um pedido maior? Posso conseguir um preço
melhor; melhorar o prazo. Tenho certeza que você me agradecerá, pois poderá
fazer uma promoção com preços mais competitivos, além do que, o arroz está em
alta e você ganhará com isto. Lembre-se muitas vezes, o segredo de um bom lucro
não está na venda, mas sim na compra. Comprando bem, pode fazer um preço melhor
e todos lucram, você e seus clientes.
O cliente
pensou, pensou e perguntou:
-
Qual a proposta que você tem?
O vendedor disse:
-
Se você comprar 200 fardos, posso conseguir 1,5% de desconto,
melhorar mais 15 dias no prazo e ainda, parcelar em 4 pagamentos. É uma
proposta boa, pois, como te disse, o arroz está em alta.
O cliente pegou a calculadora fez
algumas contas, pediu mais desconto e o vendedor respondeu:
-
Esta é a ultima proposta, melhor. Você sabe que se pudesse
faria com todo prazer. Mas, pensa bem, você estará fazendo um bom negocio. Dito
isto, o vendedor foi logo abrindo o pedido fazendo algumas anotações e
perguntando ao cliente informações para fechar o pedido. O vendedor disse ao
cliente: semana que vem, já estou te entregando a mercadoria.
O cliente assinou o pedido, tendo
certeza que fez um bom negocio e o vendedor, muito contende, por ter fechado
uma boa venda, depois de algumas conversas paralelas o vendedor disse ao
cliente.
-
Tenha um bom dia.
Ataíde Lemos
Escritor e poeta
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