domingo, 22 de julho de 2012

Concorrência



Concorrência


Concorrência, esta palavra é a que mais atemoriza empresas e vendedores. Que bom ou mal seria se não houvesse a concorrência. Bom, pois se não houvesse, vender-se-ia tranquilamente, porém mal, porque a concorrência é um dosfatores fundamentais para a melhoria e investimentos na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos ao consumidor como também preços mais acessíveis.


É a concorrência que provoca a necessidade de qualificar empresas, de qualificar profissionais na área de vendas para assim oferecerem mais qualidades no atendimento ao cliente. É a concorrência fator responsável para empresas se modernizem, investindo mais para reduzirem custos, mantendo assim seus lucros com menores percentuais. Ainda é preciso dizer que a concorrência é responsável para que a população possa ter maior variedade de serviços e de produtos diversos e similares Enfim, a concorrência é um grande bem existente, onde todos ganhando, embora, seja uma pedra no meio do caminho para as empresas e para os vendedores.


Como vendedor, um dos maiores obstáculos encontrados e fator de muitos vendedores deixarem a profissão é a concorrência. Muitos iniciantes na área de vendas ao saírem a campo logo se deparam com este leão e não sabem como domina-lo. Já outros após muitos anos de vendas a concorrência acaba sendo o fator de saírem da profissão. Mas, a reflexão que fica é: porque a concorrência é um grande obstáculo para este profissional? A resposta é simples: pela falta conhecimento sobre o produto ou serviço que vende e também pelo despreparo do vendedor que por falta de qualificação com o tempo vai perdendo a habilidade de vender, pois muitos, por não se manterem em formação constantes vão diminuindo a capacidade de persuasão e de argumentos.


Outro fator também muito importante a se refletir é que, a concorrência se dá pelo aumento da demanda, ou seja, na medida que aumenta a procura de determinados produtos ou de serviços a tendência natural é aumentar o número de empresas focadas nesta demanda, mas, um outro fator está relacionado à ineficiência do empresariado que por diversas falhas, abrem o espaço, oferecendo oportunidade para que outros aproveitem desta abertura ou ainda, pelas falhas diversas do vendedor que proporciona entrada de novos concorrentes.

Em suma, a concorrência tende a cada vez ser mais maior e sempre será uma pedra no sapado do mundo empresarial como também, para os representantes de vendas, no entanto, como citado acima, ela é necessária e fundamental para a melhoria na qualidade, na maior disponibilidade de ofertas para o consumidor, no investimento em melhores atendimento aos clientes e por fim, a associação de qualidade e preços competitivos. Como também a concorrência é de suma importância para o vendedor esteja aperfeiçoando cada vez mais suas técnicas de vendas para acompanhar a evolução do mercado, melhorando seu desempenho.

Ataíde Lemos
Escritor e poeta