terça-feira, 22 de novembro de 2011

Falando um pouco sobre negociação de vendas



Todo vendedor no momento da venda, torna-se um comprador e assim, ocorre vice e versa, ou seja, numa negociação ambos lados estão procurando vender um ao outro. Um vende o produto ou serviço, o outro, procura através de vantagens vender ao vendedor uma proposta para o fechamento de uma venda.

Muitas vezes, as dificuldades no fechamento de uma venda, ocorre por esta falta de persuasão que falta a um destes negociadores, lembrando-se que o vendedor deve ser sempre o agente ativo, mas precisa ter argumentos de convencimento para que o comprador interesse e efetue a compra. Portanto, parte do vendedor a flexibilidade na negociação para que uma venda não deixe de concretizar por pequenos detalhes, ou fatores irrelevantes para um bom negocio.

Nas minhas vendas, sempre me deparo com situações que parecem serem entraves complexos para o fechamento de um bom negocio, porém, sempre procuro buscar os argumentos, porém, ouvir atentamente as propostas do comprador, e assim solucionar as objeções, muitas delas, que parece ser obstáculo para a concretização da venda. No entanto, com persistência, perspicácia encontro às argumentações e as soluções que acabam contribuindo para obter êxito.

Outro fator importante para se obter êxito na venda está em relação ao inicio de uma negociação, ou seja, deve partir do vendedor a criação de um clima de cordialidade, através de uma abordagem positiva, alegre criando-se uma atmosfera agradável para um dialogo entre ambos e assim, proporcionar um bom negocio para ambos.

Em determinadas vendas, a negociação precisa ocorrer no momento de um primeiro contato, ou seja, é necessário definir a venda para que não perca, já noutros, quando não se chega numa negociação, é necessário dar uma pausa, para em outro momento oportuno realiza-la.



Ataíde Lemos

Escritor e poeta

Adquira o livro Profi$$ão Vendedor entrando em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário