quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Iniciação em vendas



Normalmente, pessoas que entram na profissão de vendas externas são aquelas que iniciam em seus primeiros empregos na área comercial. Às vezes num comercio de alimentos, confecções, eletrodomésticos, etc., ou seja, num emprego o qual há contato com o publico consumidor e assim, ocorre à familiarização com esta atividade profissional. Há também aqueles que herdam dos familiares a profissão.

Embora, a profissão de vendas seja uma boa área profissional, no inicio tem desafios como qualquer outro trabalho e, de certa forma, exige muito no inicio. As duas maiores dificuldades que percebo são: fechar vendas e os altos custos da profissão. Certamente estes dois fatores estão interligados, ou seja, à medida que não se fecha pedidos o custo de vendas se torna oneroso e isto leva a um desestimulo da profissão.

É importante ressaltar que dificilmente alguém que esteja iniciando em vendas vá começar numa grande empresa, pelo contrario, comumente, inicia-se numa empresa de porte pequena, muitas vezes sem condições de negociação, produtos similares que tem dificuldade de introdução no mercado, etc. No entanto, os desafios encontrados servem como fonte de aprendizado para desenvolver a atividade. São nas dificuldades que se aprimora o conhecimento, pois se é exigido mais. Quantos bons vendedores perdem suas habilidade de vendas tornando-se tiradores de pedidos por não serem exigidos em suas vendas?

Uma das queixa costumeiras de quem está na venda ou se inicia é a concorrência, realmente, esta é um grande obstáculo, disto não há duvidas, mas não só ela, como em vendas há vários outros desafios desde as despesas, os “nãos”, os temperes dos clientes, etc. No entanto, isto faz parte da profissão.

Estas dificuldades iniciais são comuns; a questão é que, em vendas se exige perseverança, confiança e algumas outras aptidões para desenvolve-la bem. Aptidões estas que estão relacionadas com a personalidade da pessoa. Ao meu ver habilidade é o fator fundamental para adaptação nesta atividade. O segundo fator para um bom desempenho e também de grande importância para um iniciante está no conhecimento técnico nesta área, pois é necessário conhecer sobre a profissão e isto se desenvolve através de livros, cursos, etc. Há varias literaturas que ensinam como deve ser o perfil de um bom vendedor, técnicas de vendas, motivação, enfim, informações que podem fortalecer a auto estima do vendedor como também dar formações de como abordar o cliente. Portanto, aliar o conhecimento teórico com a prática do dia a dia torna mais fácil superar os desafios da profissão.

Ataíde Lemos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário