O mercado é semelhante uma guerra onde os mais preparados, os mais criativos e aqueles que procuram as melhores estratégias de combate são os vencedores. Não pode haver nem bonzinhos e nem tolos, mas sim, guerreiros que a todo o momento estão atentos para os novos desafios, bem como, sempre mudando suas táticas de atuação.
A criatividade e capacidade de adaptação deve ser uma constante às novas exigências do consumidor e as novas tendências do mercado. Os consumidores são cada vez mais exigentes seja na busca da qualidade como estão cautelosas as informações dos rótulos dos produtos e atentos aos preços.
Muito embora a marca de um produto ainda tenha grande peso na hora da compra, as novas tecnologias têm proporcionado a maioria das empresas equiparação nos parâmetros de qualidade entre uma e outra marca. Um dos exemplos clássicos que podemos observar está no produto arroz. No passado, era fácil detectar as diferenças brutais na qualidade entre uma marca famosa e outra, porém hoje ao deparar com um arroz de preço mais baixo e outro mais elevado as diferenças são pequenas em termos de aparência e qualidade e isto se deve às novas tecnologias utilizadas tanto pelas beneficiadoras de arroz como também na qualidade das sementes plantadas. Este é apenas um exemplo, mas que podem ser observados em vários outros produtos agrícolas como açúcar, óleo, feijão, etc.
Enfim, nesta guerra do mercado àqueles que não acompanham a velocidade das mudanças mercadologias, tecnológicas se adaptando a ela. Aqueles que não buscam encontrar um diferencial entre seus concorrentes acabam sendo engolidos pelo mercado.
Ataíde Lemos
Nenhum comentário:
Postar um comentário